Brasília recebe peça Afluentes, que promove reflexões sobre vivências negras

 Espetáculo é um convite à história de cinco personagens pretas e suas mais profundas complexidades 

Atriz negra ao lado de uma espada de São Jorge
Foto: Kadan Lopes

O projeto Memórias de Baldwin apresenta o espetáculo Afluentes, nos dias 18 e 19 de abril, no Sesc Gama, e no dia 04 de maio, no Jovem de Expressão na Ceilândia. O espetáculo teve como ponto de partida a pesquisa da vida e obra do renomado escritor negro norte-americano James Baldwin. Afluentes traz à cena cinco personagens pretas em suas mais profundas questões e promove reflexões sobre vivências negras e suas complexidades. O grupo aborda questões relacionadas à afetividade, identidade e autoestima, buscando fugir de estereótipos superficiais.

Além das apresentações abertas para o grande público, o projeto também realizará  sessões para estudantes da rede pública do Distrito Federal do CEM 04 Ceilândia e do CEM 02 do Gama. A parceria com as escolas visa promover e democratizar a experiência artística, contemplando aproximadamente 500 alunos do ensino médio e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do Distrito Federal. 

James Arthur Baldwin, figura central do projeto, foi um importante escritor, ensaísta, poeta, dramaturgo e ativista pelos direitos civis nos Estados Unidos. Sua obra aborda questões de identidade, afetividade, relações humanas e vivências LGBTQIA+. O autor, mesmo com grande alcance fora do país, foi acessado no Brasil por um grupo específico e pequeno de leitores e um dos objetivos do projeto é difundir o nome desse artista para pessoas que não tiveram acesso à sua obra.

O elenco do espetáculo Afluentes é todo composto por artistas negras e negros e conta com a direção, dramaturgia e cenografia de Jonathan Andrade. A criação da trilha sonora é assinada por Mar Nóbrega, a iluminação é de Rodrigo Lelis e o figurino é de Deni Moreira. O projeto Memórias de Baldwin é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e foi contemplado pelo Prêmio Sesc Mais Cultura do Sesc DF. A classificação indicativa é de 14 anos.

Ingressos gratuitos retirados no sympla. Acesse as redes sociais da peça

Espetáculo Afluentes

  1. Sesc Gama
    Endereço: Setor Leste Industrial, QI 1 Lotes 620, 640, 660 e 680

18 de abril, 16h e 20h

19 de abril, 16h e 19h30


  1. Jovem de Expressão - Ceilândia

Endereço: St. M EQNM 18/20 Praça do Cidadão, Bloco C

4 de maio, 16h e 20h


*Por Érica Cidade e Carol Dutra

ECD Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas