Minas Gerais

Paracatu

Publicada em

18/01/2015 13:44

De Brasília até Paracatu são apenas 236 km pela BR 040, praticamente a mesma distância de Goiânia.

É só seguir a ordem: Santa Maria/Valparaíso de Goiás/Luziânia/Cristalina-GO/Paracatu-MG .

O destino foi uma surpresa maravilhosa para nós e pros meninos.
Antes de sairmos, ligamos para o telefone 38 3311 3810 e já fomos super bem atendidos pela Neide, do SESC Paracatu. O Sesc é simples (chalés compactos com camas de alvenaria/concreto) mas muito aconchegante e grande, ou seja, são muitos chalés individuais, churrasqueiras, uma piscina adulto grande com toboágua, uma piscina infantil com toboágua e um escorregador de elefante. Também tem um parque infantil um pouco escondido e lindíssimos bosques cheeeeeeeeeeeeeeeios de pitangas, mangas, jamelões e muito capim santo.
Além disso, um grande salão de jogos, quadras esportivas e uma super lavanderia onde podemos lavar e passar nossas roupas sem custo adicional (só comprei o sabão na cidade).
Desde a chegada até o último dia fomos bem atendidos por cada funcionário, aliás, como sempre somos em Minas Gerais.
João (quase 4 anos) e Luís (5 meses) amaram a piscina! Claro que Luís ficava um pouquinho na boia e com pouco sol, mas amou!
De manhã geralmente ficávamos na piscina. O almoço pode ser por lá ou em um dos MARAVILHOSOS restaurantes da cidade. O fim de tarde é uma delícia na Praça Afonso A. de Melo Franco. A decoração de natal estava linda, há um pula-pula pago no meio da praça e outro na Sorveteria Fruta Cor, que é ótima!
No primeiro dia fomos ao restaurante Fornalha, que tem brinquedão para crianças e João se divertiu muiiiiiiito, enquanto Luís dormia e os pais namoravam um pouco.
Ao lado dele há um lugar fantástico chamado Sabor Brasil, onde lanchamos e jantamos váááárias vezes! Melhor custo benefício, com um único defeito de ser beeem abafado e não ter brinquedos. O cardápio tem vários tipos de açaí, wraps, tapiocas e saladas, cada um mais gostoso que o outro, com preços muuuuuuuuito mais em conta do que em Brasília.

No dia 29 procuramos a Associação dos Condutores de Turismo e nos atendeu a Cristiane. Ela nos levou até a cachoeira do Ascânio e nos contou muito sobre a história de Paracatu.
Sinceramente, NÃO recomendo para quem está com crianças abaixo de 4 anos pois a trilha é grande e perigosa (cerca uma hora em um terreno muiiiiiiiiiiiiiiiiito íngreme e acidentado). O lugar é lindíssimo mas pode esperar um pouco ser visitado né? São 38 km de estrada de chão até a Pousada Serra Bonita, onde almoçamos e começamos a trilha. Quando vimos de perto o taaaaaaaanto que teríamos que descer, dissemos que iríamos apenas tomar banho na parte de cima, assim como os outros turistas que também estavam com crianças (até maiores que os nossos). Quando achamos que estávamos a caminho de lá, já estávamos descendo morro abaixo e de nada adiantava eu brigar ou me chatear no meio da trilha fechada e longe de tudo. Simplesmente continuamos com MUITA fé e ao mesmo tempo tensão pela dificuldade física e preocupação com nossos dois pequenos. A queda é realmente fantástica e eu super indico para quem não está com filhos pequenos. Na volta ainda demos de cara com uma cobra no meio da trilha, ou seja, foi MUITA emoção!
A pousada é uma graça e o almoço estava ótimo, uma autêntica comida mineira. Entretanto, é indicada apenas para hóspedes que pretendam ficar por lar e curtir apenas a natureza pois a estrada até a cidade (38km) é de terra e com muiiiiiiiiitos buracos.

Saindo da cachoeira fomos até a comunidade quilombola de São Domingos conversar com seu Aureliano, um senhor muito simpático que trabalhou na capital durante sua construção e nos falou um pouco sobre essa época. Ele nos mostrou a casa onde criou seus filhos, a qual manteve original, como um museu, ao lado da casa onde ele mora atualmente (no mesmo lote).

A Casa de Concessa é um restaurante e café super charmoso na BR 040, que serve café coado na hora. Vale a pena para quem está em Paracatu ou apenas passando pela rodovia. É curioso saber que a proprietária é a atriz/humorista Cida Mendes, que interpreta a personagem Concessa  na Escolinha do Barulho.

Outro lugar ótimo é o restaurante Sabor da Fazenda, que fica a mais ou menos 12 km de Paracatu, pegando a MG 188 sentido Unaí.Um restaurante enorme, cheios de árvores frutíferas e um suuuuper parque para os pequenos se divertirem. Também tem fontes de água com peixes e a comida muiiiiiiiiiito gostosa. Durante a semana estava bem vazio e custou incríveis R$ 23,90 com direito a café e sobremesa a vontade. No fim de semana (com música ao vivo) estava lotado e foi R$ 34,90. Bão demais! ,

Restaurante Sabor da Fazenda

Cachoeira do Ascânio

Casa de seu Aureliano - Comunidade Quilombola de São Domingos

Cachoeira do Ascânio/Pousada Serra Bonita

Três Marias

Publicada em

18/01/2015 17:04

Sempre que viajamos pela BR 040 temos muita vontade de parar em Três Marias. Realmente o velho chico impressionava demaaaaaaaaaaais há alguns anos atrás, e merecia o apelido carinhoso de "mar doce". Por conta do rio, há uma boa infra-estrutura turística na cidade: hotéis, pousadas, restaurantes (os peixes são famosos) e muito turismo náutico. Nós fomos nessa vibe de aproveitar o rio, com a lembrança de um imeeeeenso e caudaloso São Francisco que visitamos quando João tinha apenas 3 meses. Infelizmente ficamos muito tristes ao perceber que o mar doce praticamente estava um riachinho, com uma diferença IMENSA das vezes que vimos, mesmo quando deveria estar cheio. Talvez por isso os hotéis e pousadas estivessem um tanto abandonados, mas algumas coisas continuam valendo a pena mesmo na seca.

Ficamos na Pousada Tia Dora: é como uma chácara mantida por um simpático casal, tudo bem simples mesmo. Fizemos bons amigos por lá.

Outra opção é o Mar Doce, tanto para comer e abastecer, como para dormir ou passar o dia.

Sete Lagoas

Entrada do Solar do Engenho

Seguindo a estrada, temos o Solar do Engenho em Sete Lagoas, um hotel fazenda com day-use e restaurante típico que vale a pena conhecer, mesmo que seja apenas para uma refeição. Com as crianças, é sem dúvidas a melhor parada. Nós começamos a frequentar em 2011 e desde então já voltamos várias vezes.